
HIBRIDUS
Um caminhão movido a Etanol, GNV e eletricidade
O projeto consiste na concepção de um powertrain totalmente apto e funcional para utilização das três formas de propulsão. A ideia surgiu pelo fato das tecnologias estarem cada vez mais desenvolvidas, entregando uma performance muito elevada com a robustez que um caminhão precisa.
Abaixo você pode ver nossa breve apresentação de forma dinâmica, explicando rapidamente como nosso projeto foi desenvolvido.
APRESENTAÇÃO EXPO VIRTUAL
O PROJETO
O sistema proposto opera através da tecnologia híbrida, utilizando o etanol e o biometano/gás natural como combustíveis. A sua configuração possui diferentes modos de funcionamento que são ativados de acordo com as situações expostas.

Modo Combustão: O motor a combustão alimentado pelo etanol ou pelo gás natural é o que realiza a propulsão do veículo. Neste modo, também, a bateria pode ser recarregada pela ação do motor a combustão, que ativa a máquina elétrica que se comporta como gerador.
Modo Elétrico: Neste modo o veículo se move através do motor elétrico que é alimentado pela bateria.
Modo Híbrido: Com a arquitetura híbrida paralela, o motor elétrico trabalha dando assistência para o MCI que também atua para a propulsão do veículo. Este modo é ativado em siuações onde maior potência é exigida pelo veículo.
Modo Regenerativo: Neste modo, a máquina elétrica se comporta como gerador, que transforma a energia cinética gerada pela frenagem e desaceleração em energia elétrica para recarregar a bateria.
COMBUSTÃO
O motor base é um Scania, 5 cilindros, originalmente projetado para utilizar o Etanol como combustível principal. O motor é o DC9 11, de 9 litros, que entrega 270cv a 1900 rpm e torque de 127 kgfm de 1100 a 1400 rpm. Ele trabalha em conjunto com o câmbio mecânico GR 801 de 8 marchas, além do câmbio automatizado Opticruise. Isso na prática se traduz em retomadas rápidas e numa ampla faixa verde de giro que vai a 1500 rpm. Com agilidade e baixo custo operacional, possui quatro possibilidades entre os eixos, o que permite a montagem de implementos com diferentes comprimentos para transportar cargas densas ou volumétricas da melhor forma.


SISTEMA GNV
Por ser um combustível menos poluente, de baixo custo e abundante, o gás natural pode substituir com vantagens outros combustíveis oriundos do petróleo em quase todas as aplicações, inclusive para a alimentação de motores alternativos de combustão interna. O gás natural tem um índice de octanas muito elevado, podendo chegar a 140 octanas. O gás natural é considerado uma das matrizes energéticas mais exploradas mundialmente. Contudo, sua fonte de energia necessita de acompanhamento tecnológico para controle e eficácia, o que ainda se torna dispendiosos para se investir.

ELÉTRICO
Rumo a eletrificação dos veículos, em um caminho de total independência do motor à combustão interna, hoje há uma gama de configurações diferentes que classificam os veículos segundo suas tecnologias empregadas. A propulsão elétrica pode ser utilizada na condução do veículo em baixas valocidades ou como assistência, onde a potência máxima é solicitada para alcançar maior performance.
SIMULAÇÃO
Para validação da melhoria proposta foram realizadas simulações no software unidimensional AVL Boost. É um software utilizado para simulações unidimensionais de motores de combustão interna, entregando como resultado dados de desempenho, ruído, fluxo de massa, consumo e calor por exemplo.
